O cristianismo é o centro da vida.

O cristianismo é o centro da vida.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

REAL FUTURO EM JESUS


O futuro é algo real? Existe o dia de amanhã? Questões existencialistas são complicadas de serem respondidas. Aparentemente o futuro não existe até que ele chegue, mas se o futuro já está traçado então não se trata de algo real?
A primeira coisa complicada sobre o futuro é que nós não podemos vê-lo. Para os seres humanos em geral, ver é o mais forte dos sentidos. Somos explorados no sentido da visão através de cores, movimentos, brilhos, cenas diversas, contrastes e outras formas visuais que criam conexão direta com nosso cérebro e prendem a atenção. Mas o futuro não se apresenta em forma visual, a não ser por expectativas tais como os filmes de ficção científica. Eles querem criar um futuro que a gente nem sabe se realmente vai ser assim. A entrada no Século 21 nos mostrou (mais uma vez o sentido da visão) muito bem isso. Nada de carros voadores ou tele-transporte, nem vida no espaço.
Outra coisa é a improbabilidade. Pode acontecer ou não. Pode chover ou não. Quando planejamos fazer a campanha de distribuição de livros no jogo Brasil x Argentina estávamos preocupados a respeito da meteorologia. Chequei logo cedo a previsão do tempo e a expectativa era de chuva desde a 1PM, exatamente nos horário que pretendíamos estar lá. Fomos para o estádio, distribuímos os livros e a chuva não veio. Os indícios podem apontar para algo que vai acontecer, mas nem sempre se tornam reais. Uma noite pode mudar tudo e nem sempre dá pra se prever.
Além do mais há um dilema a respeito do futuro. Quando ele chega já não é mais futuro, passou a ser presente. E continuamos a esperar por algo que está sempre adiante.
O futuro é algo que mexe com você? Tem ansiedade por ele? Tem medo de que possa ser algo ruim? Antes de sermos afetados pelos acontecimentos que o futuro possa trazer é importante aprendermos a lidar com ele. Acho que você pelo menos algum dia esteve esperando por uma condução pública, seja trem ou ônibus. Lidar com o futuro pode ser como a espera de um trem. Você está na estação e sabe que o trem vai chegar. Você não controla a hora que o trem vai chegar. Ele pode atrasar e você não tem como evitar isso, mas ele vem. Ele pode vir cheio e você não vai ter como sentar, mas ele vem e você pode ir nele mesmo assim. Pode ser que ele quebre e você vai ter que esperar ainda mais, quem sabe? Algo que é simples e que muitos fazem todos os dias sem pensar nisso, mas é uma experiência cheia de incertezas e expectativas.
Você está na estação da vida e o futuro é o trem que você está esperando. O que de melhor você pode fazer é estar lá a tempo pronto para embarcar. Se a viagem vai ser boa não depende de você. Mas chegar onde quer só depende de você tomar o trem.
Uma vez no trem confie no maquinista. Deus é o maquinista do trem de nossa vida. Ele sabe tudo que está à frente e conhece o melhor caminho a seguir. O futuro está nEle. Daniel disse ao rei que o Deus do Céu que tem o futuro nas mãos revela o que vai acontecer (Dan. 2:27,28). O REAL FUTURO EM JESUS é o melhor dia para nós.
É isso.
Pr. Denison Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário