O cristianismo é o centro da vida.

O cristianismo é o centro da vida.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ministério da Mulher/Eva


Eva

     Nossa viagem começa com a primeira mulher.

     Costumamos achar que existem diferentes "graus "de pecado como um mais grave, outro nem tanto, o que às vezes, até é uma forma de desculparmos pelo que estamos fazendo de errado. Não roubei, não matei, não adulterei... Mas o que dizer de mentir, falar mal de alguém, julgar? Por que achamos que se tivéssemos roubado seríamos maus, enquanto fazer uma fofoca e prejudicar a reputação de alguém não é tão mau assim. Eva não roubou, não matou, não adulterou. Não mentiu, não fofocou, não julgou ninguém. O pecado de Eva foi desobedecer uma ordem por ter sido curiosa.
     Deus deixou bem claro que eles poderiam aproveitar tudo que existia no Jardim, mas de forma alguma poderiam comer o fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Que nome para uma árvore! Sabemos que não foi o nome que despertou nela a curiosidade. Ela foi influenciada, mas poderia ter escolhido ser obediente e permanecer fiel.
     Fico imaginando o que será que passou por sua cabeça sobre conhecer o bem e o mal. O bem ela conhecia. Tinha de tudo no Paraíso. Mas o mal? Ela nunca tinha visto uma flor murchar, sentido a dor física ou a dor de perder alguém que amava. Nunca tinha sentido fome ou visto uma criancinha morrer desnutrida por não ter o que comer. Nunca tinha presenciado uma pessoa em fase terminal de câncer ou pessoas sem tempo para apreciar a natureza ou passar com a família, estressadas pela responsabilidade do trabalho.
     De qualquer forma, foi sua curiosidade que pôs tudo a perder.
     É pecado sermos curiosos? Foi por conta da curiosidade de alguém que hoje temos acesso à luz, telefone, internet, carro, trem, avião, vacinas, radioterapia, ultrassonografia e tantas outras descobertas que nos favorecem a cada momento.
     Fica até difícil, nos dias de hoje, pensarmos em viver sem alguns desses meios de transporte, comunicação ou sem luz!
     Onde foi então, que Eva pecou ao ser curiosa?
     O que Deus pede para nós, é que nosso desejo de crescer e aprender seja guiado pelos limites que Ele colocou. Entre esses limites, os mais importantes são os dois grandes mandamentos que Ele nos deu: amar a Deus e ao próximo (Marcos 12:30, 31).
     Foi exatamente aí onde Eva caiu. Ultrapassou os limites...
     Estamos sujeitos a cada momento de fazermos escolhas.
     Que nossas escolhas sejam guiadas pelo mandamento de amar a Deus e ao próximo e que nosso desejo de crescer respeite os limites que Deus, em Seu amor estabeleceu.  
     É tudo o que precisamos.
     Tenha uma feliz semana ao tomar decisões abençoadas por Deus!

     Keila Kopitar de Souza
     Diretora do Ministério da Mulher de 2012/IASD Luso-Brasileira de NY


Nenhum comentário:

Postar um comentário